Postagens populares

sábado, 2 de julho de 2011

CADES PINHEIROS dá os parabens a todos os Cooperados pela comemoração do 84º aniversario do Dia Internacional do Cooperativismo

A Aliança Cooperativa Internacional e as reflexões dobre o Dia Mundial do Cooperativismo.


O Movimento Cooperativista Internacional celebra o “Dia da Cooperação”, anualmente, no 1º sábado de julho. Assim, em 1º de julho de 2006, um sábado, comemora-se os 84 anos do Dia Mundial do Cooperativismo, que tivera sua 1ª celebração em 1922.

Este movimento, que não parou de crescer desde a fundação de sua simbólica cooperativa de Consumidores dos tecelões de Rochdale em 1844, expandiu-se pelo mundo, tornando-se as cooperativas paradigmas da defesa da democracia e da paz nos momentos de conflitos e tormento entre povos e nações. Ao nos referirmos sobre o simbolismo da referida data, devemos refletir no importante trabalho realizado por mais de 800 mil cooperativas espalhadas em mais de 100 países do planeta, atendendo a mais de 3 bilhões de seres humanos nos diversos ramos de atividades, quer de consumidores, agropecuárias, crédito, habitacionais, educacionais, etc, as quais sempre buscam a melhor distribuição de renda e a felicidade humana, defendendo a democracia e a paz social.

É importante salientar que esta data foi estabelecida pelo organismo máximo do cooperativismo mundial, a “Aliança Cooperativa Internacional”, entidade cooperativista fundada em agosto de 1895, sob a coordenação de dois grandes líderes do Movimento Cooperativista Internacional; Eduardo Boyve e Eduardo Vansittart Neale, que durante dez anos empregaram seu tempo e seus esforços para preparar aquele acontecimento, que materializou-se num congresso realizado em Londres, na sala da “Royal Society of Art”, onde reuniram-se 207 delegados representando 14 países. Trinta e nove anos depois, em 1934, a ACI realizou outro Congresso no mesmo local com delegados de 104 Uniões e Federações de cooperativas, representando mais de 100 milhões de pessoas de 40 países.

Verificando os números acima citados e observando a trajetória histórica da ACI, nós brasileiros devemos nos orgulhar pelo fato de termos tido entre os seus presidentes, que se tornaram os maiores líderes e representantes do Cooperativismo Mundial, o Dr. Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura [do atual governo], que foi o único não europeu que chegou a presidente daquela emblemática e importante organização mundial e que por ter sido eleito no Congresso da ACI, realizado em Genebra, na Suíça, em 1997, recebendo a presidência de um inglês, tornou-se o último presidente da entidade no Século XX; e também por ter passado o bastão de presidente a um italiano em 2001, no Congresso da Aliança, em Seul, na Coréia do Sul, tornou-se o 1º presidente da citada instituição no século XXI.

Durante Décadas do Século XX, a Sociedade Humana esteve dividida e dominada pelo Regime Capitalista da livre iniciativa; de um lado liderado pelos EUA em confronto com o capitalismo de Estado comandado pela URSS do outro lado. No final dos anos 80 e anos 90 do século passado, com o esfacelamento do Estado Soviético, a Globalização da economia e a crise do capitalismo, o cooperativismo mais uma vez surgiu como um movimento adequado para defender e satisfazer a necessidade dos países na geração de emprego e renda, manutenção da liberdade política e manutenção da paz.

Por não ser um movimento religioso, étnico ou político, as cooperativas estão presentes entre todos os povos e países, de diferentes religiões e regimes políticos sempre lutando pela melhor distribuição de renda e justiça social. Por tudo isso é que devemos anualmente comemorar “O Dia Mundial do Cooperativismo” no 1º sábado de julho.


Mario Pecoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário