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segunda-feira, 20 de junho de 2011

ISTO É INSUSTENTAVEL.......

Ambev lança franquia de bar para regiões de periferia





Batizado de "Nosso Bar", estabelecimento requer investimento de R$ 28 mil

Existem 20 unidades em teste na zona sul de São Paulo; empresa terá treinamento para manipular alimentos

Folha de São Paulo - DE SÃO PAULO

A fabricante de bebidas Ambev lança hoje uma rede de franquias para atrair o empreendedor e o consumidor da classe C. Batizada de "Nosso Bar", a franquia demanda um investimento inicial de R$ 28 mil.
O público-alvo são donos de bares na periferia das grandes cidades, bem como novos empreendedores.


"Desenvolvemos um modelo de negócios familiar voltado para as comunidades", diz João Paulo Badaró, diretor de Novos Negócios da Ambev, que contou com as consultorias do Instituto Data Popular, especializado em baixa renda, e da Francap, consultoria de franquias.
O modelo de negócio prevê um bar com área de 100 m2 a 150 m2. A decoração, o mobiliário e a geladeira ficarão a cargo da Ambev.
Além de vender cerveja e refrigerantes do portfólio da Ambev (marcas como Brahma, Skol, Guaraná Antarctica, Pepsi), o dono do bar terá liberdade para oferecer bebidas quentes (destiladas) e elaborar o seu cardápio.
Os produtos, contudo, precisarão ser previamente homologados pela Ambev. "A gente não interfere no cardápio local, mas a gente interfere na questão da segurança alimentar", diz Badaró.
Franqueados passarão por treinamento sobre manipulação de alime ntos.
Há ainda uma parceria com a Sadia, que deverá fornecer produtos customizados para os franqueados.
Na fase de teste, foram abertos 20 "Nosso Bar" na zona sul de São Paulo. A expectativa é abrir mais 200 até o fim do ano.
"Nosso foco inicial será São Paulo, mas a ideia é expandir para todo o país", diz o executivo.
A Ambev se transformou em uma das maiores empresas de franquia na área de alimentos e bebidas. E o "Nosso Bar" é o primeiro empreendimento para a classe C.
A rede Chopp Brahma, criada em 2004, tem como público alvo as classes A e B. "A Chopp Brahma atrai investidores que não operam diretamente o negócio. Com o "Nosso Bar", a ideia é que o dono e sua família toquem o negócio", afirma Badaró.
A rede Chopp Brahma já conta com 900 operações, em três formatos: quiosques em shoppings e aeroportos, carrinhos e lojas. Juntas, faturam hoje R$ 300 milhões.
A empresa testa um outro modelo de franquia, com foco nas classes A e B: um bar, de nome "Seu Boteco". Só existe um até o momento, na Vila Madalena, em São Paulo. (MARIANA BARBOSA)












Ronaldo Laranjeira

Director - National Institute of Alcohol and Drug Policies

Federal University of São Paulo - BRAZIL

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